Etel
ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA
IPAUSSU-SP
(14) 3344.9111
(14) 99754.9883
Área do Aluno Área do Professor Webmail

27 de maio - Dia da MATA ATLÂNTICA voltar

MATA ATLÂNTICA

Fábio Dellalibera

    A Mata Atlântica, originalmente, ocupava uma área de aproximadamente 1,3 milhões de Km2, na extensa faixa litorânea brasileira e em algumas porções do interior, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, ao longo de 17 estados brasileiros, restando, hoje em dia, menos de 10% de sua área original. Formada por ocasião da separação entre os continentes Americano e Africano, constitui um dos ecossistemas  mais ricos do mundo em biodiversidade.

 http://riosvivos.org.br/

   A vegetação é constituída por diversas formações florestais (Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta), além de ecossistemas associados como a restinga, os manguezais e campos de altitude.

                                                    

http://meioambiente.culturamix.com/                                                         http://www.biodiversityday.info/

    As condições físicas e climáticas variam muito, de acordo com a região considerada. O clima é predominantemente tropical úmido, com médias anuais de  temperatura e umidade relativa elevadas. As chuvas são regularmente distribuídas ao longo do ano. O relevo é formado por planaltos e serras.

    A floresta é formada, na porção superior, por árvores altas, cujas copas chegam a atingir 60m de altura, formando um obstáculo à penetração de luz. Mais abaixo, são encontradas várias espécies de arbustos, árvores menores e líquens, formando os chamados sub-bosques. Em ambas as porções são encontradas diversas espécies de cipós, orquídeas e bromélias.

    O solo, de natureza normalmente granítica, apesar de constituir um verdadeiro berçário de plantas germinadas, é, em geral, pobre. Entretanto, é recoberto por folhas em decomposição, o que garante às plantas a reposição de minerais.

http://geoconceicao.blogspot.com.br/

    O bioma ocupa um território que engloba sete das nove bacias hidrográficas brasileiras, sendo importante na regulagem de fluxo dos mananciais hídricos e também no controle do clima. Sua biodiversidade constitui importante fonte de alimentos e plantas medicinais, além de favorecer o desenvolvimento do laser e do ecoturismo, possibilitando importante geração de renda se explorado de forma sustentável.

              

 https://estacaofloresta.com.br                                            http://www.pronoticia.com/

    A Mata Atlântica abriga cerca de 20.000 espécies de vegetais, 992 de aves, 372 de anfíbios, 197 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes, sendo muitas delas, endêmicas e sob risco de extinção.  Sua preservação, evidentemente, é de extrema importância.

   Como está situada numa área habitada por cerca de 112 milhões de pessoas (61% da população brasileira) é pressionada pela agricultura, pecuária, exploração predatória de madeira, industrialização e crescimento urbano desordenado.

                           

http://www.estudopratico.com.br/                                            http://www.ra-bugio.org.br/

 

                    

http://www.ra-bugio.org.br/                                                        http://www.ra-bugio.org.br/

 

REFERÊNCIAS

FUNDAÇÃO S.O.S. MATA ATLÂNTICA. A mata atlântica. Disponível em:

< http://www.sosma.org.br/> Acesso em 29 Abr. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS. Bioma mata atlântica. Ibflorestas. 2014. Disponível em:< http://www.ibflorestas.org.br/ >. Acesso em 29 Abr. 2014.

MARTINS, M.S.; RÓZ, A.L.; MACHADO, G.O. 2006. Mata Atlântica. Disponível em: http//www.educar.sc.usp.br. Acessado em: 29 Abr. 2014.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Mata atlântica. Disponível em:

< http://www.mma.gov.br/>. Acessado em: 29 Abr. 2014

NOGUEIRA, L.C. 2008. Mata Atlântica: Origem do bioma, caracterização e áreas de ocorrência. Disponível em: http://www.webartigos.com. Acessado em: 29 Abr. 2014.