Etel
ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA
IPAUSSU-SP
(14) 3344.9111
(14) 99754.9883
Área do Aluno Área do Professor Webmail

institucional Nossa história

Histórico ETEL

Sonhar é próprio do homem. Existem os que somente sonham e os que sonham e realizam.

A ETEL nasceu de um sonho que já dura anos e se tornou realidade em 21 de junho de 1974 quando Sylvestre Ferraz Egreja a implantou, transformando este sonho na melhor escola da região. Ela é parte do patrimônio da Fundação Dr. Ferraz Egreja.

Iniciou seus trabalhos com o curso Técnico de Segundo Grau. A opção pela Eletrônica foi devido a carência de técnicos neste setor no mercado de trabalho.

Em 20 de junho, pela Portaria CET de 20/06/74, foi autorizado o funcionamento da Escola em publicação de Diário Oficial de 21/06/74.

Em 12 de Dezembro de 1975, o Diário Oficial publicou a aprovação do 2° Regimento Escolar da ETEL.

Em 1977, foram construídos cinco laboratórios e, em 1981 foi inaugurada sua quadra poliesportiva polivalente. Neste ano, a ETEL participou da l Olimpíada de Matemática e ficou com o 2° lugar individual e o 3° por equipe.

No decorrer dos anos, os primeiros equipamentos eletrônicos foram sendo gradativamente substituídos por outros mais modernos e atualizados. E exposições e feiras foram sendo realizadas na própria escola para aproximas as pessoas.

No ano de 1980, foi reconhecido seu curso pela PORT. CEI de 11 de junho.

Foi criado em 1990, o Ensino Fundamental, ano em que a ETEL iniciou também a construção do prédio para o referido curso, prevista com toda a modernidade em que uma escola exige.

A ampliação da ETEL foi um processo natural e em 1992 foi acrescentado aos currículos do Primeiro e Segundo Graus o curso de informática. A escola entrou no mundo da informática adquirindo computadores e montou um laboratório dos mais modernos.

A ETEL implantou em 1994 a Pré-Escola para atender à clientela com idade entre 5 e 6 anos e completar o ciclo pedagógico.

Em 1998, houve a separação dos cursos em médio e técnico, possibilitando ao aluno cursar concomitantemente o Ensino Médio e o Ensino Técnico em Eletrônica.

Dois objetivos asseguram o sucesso da ETEL: o hábito de estudo do aluno e o corpo docente formado pelos melhores profissionais da região.